Holocausto - Trevas e Luz
- Ludmila Silva
- 13 de out. de 2017
- 2 min de leitura

No próximo dia 15, terminará a exposição Holocausto - Trevas e Luz, que estava aberta ao público desde o dia 26 de julho no Museu do Amanhã. A mostra tem fotos, depoimentos e objetos das vítimas do massacre que ocorreu na Segunda Guerra Mundial. Um passado obscuro da humanidade, onde o preconceito e o ódio faziam parte do cotidiano e dos discursos daqueles que influenciavam nações.
O Diretor de conteúdo do Museu do Amanhã, Alfredo Tolmasquim, afirmou que além de fazer com que as pessoas lembrem dos horrores do passado, a mostra serve também para fazer refletir se esses discursos de ódio estariam somente no período do holocausto. "Esta é parte de maior tragédia da história da humanidade. Milhões de pessoas exterminadas por puro ódio e preconceito. E é assustador pensar que hoje vemos discursos que incitam o mesmo tipo de pensamento", disse.
Dividida em três módulos, a exposição destaca a reflexão e homenageia aqueles que correram riscos para salvar judeus. Além de ter em seu último módulo, trabalhos e redações de alunos da escola pública sobre o Holocausto e com pedidos de alerta para que algo parecido ou igual não volte a acontecer. "Não podemos baixar a guarda em nenhum momento, não podemos esquecer. Se pararmos para refletir, em termos históricos, o Holocausto aconteceu há pouquíssimo tempo. Exposições como esta são importantes para permanecermos alerta", relembrou o diretor de conteúdo.
Eu não vou conseguir ir para a exposição, maaas se você tem tempo e consegue ir. NÃO DEIXA DE IR. Sério, esse é o tipo de evento que todas as pessoas deveriam ir. O holocausto passou, mas os pensamentos e ideais que o cercavam continuam aqui. Grupos nazistas ainda existem. Pessoas intolerantes tem aos montes. Líderes extremistas estão crescendo. Lembrando que os discursos de Hitler alavancavam uma Alemanha pura, livre daqueles que a fizeram ficar no estado falido que ela se encontrava na segundo guerra. Ele construiu muros mentais.
O HOLOCAUSTO DEVE SERVIR DE ALERTA.
A exposição pode ser visitada das 10h às 18h. O ingresso, que dá direito a visitar todo o museu, custa R$ 20, a inteira, e R$ 10, a meia-entrada. O Museu do Amanhã fica na Praça Mauá, no centro do Rio.
Comments