#UniParaTodxs
- Ludmila Silva
- 8 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

06 de janeiro de 2018. O que você estava fazendo nesse dia? Em Copacabana acontecia o Encontro do Samba, no Museu de Arte do Rio acontecia uma exposição de fotografia, no Rio Grande do Norte a polícia militar estava reivindicando e na internet alguém postava um texto de ódio gratuito. O texto era direcionado a alunos e professores do Centro Universitário Carioca, a UNICARIOCA, com o título: "Quando foi que a UNICARIOCA deixou de pertencer à elite branca e passou a ser infestada por favelados, mulatos, negros cotistas, PROUNI e FIES?". O autor do texto ainda não foi identificado e a polícia segue com as investigações.
Mas por que eu resolvi falar sobre isso aqui no blog? Primeiro porque eu sou aluna da Unicarioca, segundo porque é preciso que se chame atenção a casos tão explícitos de racismo, homofobia e preconceito social e terceiro porque eu sou bolsista do PROUNI. O texto falou dos meus colegas, da faculdade em que eu estudo, falou dos EXCELENTES professores que fazem parte da instituição e o texto chegou em mim.
É triste ver um texto desses circulando na rede, é triste ver alguém com esse tipo de pensamento em pleno 2018 e mais triste ainda perceber que precisa de exemplos assim para as pessoas verem que o racismo existe. No texto o autor deixa muito claro seu descontentamento por ter pobres, negros e homossexuais estudando na instituição. Frases como: "A faculdade se tornou uma boca de fumo e uma senzala gigantesca" e "mensalidade com preço acessível, ou até bolsa integral, atrai o pior tipo de indigente" são encontradas no texto além de fotos expondo alunos da instituição.
Eu peguei duas frases consideradas tranquilas se for ler todo o texto.
A UNICARIOCA se pronunciou sobre o caso mostrando ser totalmente contrária a atos de desrespeito e ódio gratuito. A hashtag UniParaTodos já circulas nas redes entre alunos e professores da instituição.

Comments