top of page

Somos todos Somália

  • Foto do escritor: Ludmila Silva
    Ludmila Silva
  • 16 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Na tarde de sábado houve um atentado terrorista na Somália, o pior já registrado no país, com 276 mortos até o momento. Sábado eu não sabia desse ataque e no domingo continuei não sabendo, só fui saber hoje ao entrar no twitter e procurar pelas notícias. Não vi grandes coberturas sobre o atentado nos jornais, nem pessoas se sensibilizando. Também não vi hashtags com a frase: "Somos todos Somália". Não vi grandes monumentos pelo mundo se iluminarem com as cores da bandeira do país que hoje sofre com suas perdas. E o pior, muitas pessoas ainda não sabem o que aconteceu na Somália.


Dois caminhões-bomba explodiram no centro da capital, Mogadíscio, e deixaram, além dos mortos, mais de 300 feridos. O ataque aconteceu por voltas das três horas da tarde em uma das ruas mais movimentadas da cidade. No momento havia um número muito grande de vendedores ocupando as calçadas, além da área do atentado ficar próxima ao hotel Safari. Ou seja, tinha muita gente na rua.


Esse ataque me fez lembrar no mesmo instante de outro. Esse sim, muito noticiado. O atentado em Nice, no sul da França. Não lembra? vou refrescar sua memória. Foi quando um caminhão atropelou as pessoas que estavam assistindo a queima de fogos do Dia da Bastilha. Em Nice, 84 pessoas morreram. Antes de qualquer coisa, quero deixar bem claro que meu intuito não é comparar tragédias, mas sim a repercussão de ambas.


A tragédia de Nice eu soube em questão de horas, os telejornais deram destaque ao que estava acontecendo, nas redes sociais a comoção pública acalentava um pouco a dor daqueles que perderam pessoas queridas e a hashtag de solidariedade ao acontecimento era a primeira nos trending topics do Twitter.


Por que essa diferença? Por que demorei dois dias para saber do atentado da Somália, enquanto o de Nice eu soube em poucas horas? Por que um sofrimento tem mais impacto do que outro? Por que a Somália é abafada?

 
 
 

Comentários


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2017 por CHEGA MAIXX. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram - Black Circle
bottom of page