top of page

A Vida Negra IMPORTA!

  • Foto do escritor: Ludmila Silva
    Ludmila Silva
  • 20 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

No mês da consciência negra a ONU lançou uma campanha no Brasil pelo fim da violência contra a juventude negra. A campanha Vidas Negras tem o objetivo de lançar um alerta e também de sensibilizar a sociedade, os setores público e privado, a Justiça brasileira e entre outros sobre a importância de enfrentar o preconceito racial. A campanha foi lançada no dia 7 de novembro e está ligada à Década Internacional de Afrodescendentes (2015 - 2024), nela estão envolvidas 26 organizações da equipe de país da ONU.


Segundo dados da própria organização, no Brasil entre 2005 e 2015, a taxa de homicídio entre negros teve um aumento de 18%, enquanto entre os que não são negros essa taxa diminuiu em 12%. Sete em cada dez pessoas assassinadas no país, são negras. Isso não é coincidência. A indiferença pela vida negra no Brasil é evidente. A morte de um jovem branco choca muito mais do que a de um jovem negro.


E não estou falando isso da boca pra fora, tem pesquisa comprovando isso. Ela foi realizada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e pelo Senado Federal e nela 56% dos brasileiros concordaram quando perguntados se o choque é menor quando um negro morre. E as pesquisas e dados não terminam por aí, a UNICEF já afirmou que entre 1 mil adolescentes brasileiros, quatro vão ser mortos antes dos 19 anos. E se o país não se juntar a essa causa serão 43 mil brasileiros entre os 12 e os 18 anos mortos de 2015 a 2021. Desse número serão mortos 3x mais negros do que brancos.


Engana-se quem acha que o Brasil não é um país racista. Basta olhar esses números para ver que ele existe e está mais presente do que nós imaginamos. Podemos ver ele nas novelas, nos telejornais, na música, nos filmes, nas premiações, no noticiário TODOS OS DIAS e no dia a dia. Você sabe de qual país da África veio a sua descendência? Mas tenho certeza que sabe todos os países da Europa ao qual descende. Entende o que quero dizer? O país nasceu em cima do racismo contra negros, fomos o último a abolir a escravidão, todo brasileiro tem sangue negro e mesmo assim aponta contra a cor da pele do outro.


E a campanha da ONU quer mostrar isso. Estimulando o debate entre a sociedade e chamando a atenção para as vidas negras, ainda tão esquecidas e ignoradas. Para isso ela irá abordar a questão de diversas formas, indo desde a discriminação como obstáculo à cidadania plena e chegando até o problema da filtragem racial (quando a polícia escolhe quem culpar, apenas pela cor da pele).


CADA VIDA IMPORTA








Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2017 por CHEGA MAIXX. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram - Black Circle
bottom of page